domingo, 28 de agosto de 2011

O segredo da vida (?!)

(Lucien Freud. Painter and model, 1987)

Sim, ser humano guarda um segredo insuportável, que somente se revela aos homens cuja virilidade possui culhões suficientes para conhecê-lo. A cada movimento nosso, a cada instante, somos arguidos pela Esfinge. Não ela não quer nos dar passagem: "decifra-me ou devoro-te!". Ingenuamente, em nome da permanência e desejo de medicar o sofrimento, recuamos à charada e somos devorados...

Ser assim, humano, exige algo de pele que muda, transforma (se), morre e renasce outro. É decifrar (se).

É preciso estar nu para ser humano. É necessário ser artista para ser homem pictório, que se representa sem a áurea da transcendência, da vida alheia ao corpo e suas afecções. É na nudez de ser o que é que tal segredo se revela, se deixa apreender em seu mistério - confundindo equivocadamente com vazio. Não. É carne que se ilumina com luz e sombra que retrata imagens que não tem pressa em obrar (se). 

Cria-atividade. Sim!! Lançar-se na tela em branco, sem (pre)ocupar-se com o (des)interesse do espectador. Isso é decifrar(se), criando elos com o segredo da vida, sem ostentar uma beleza de clichês, criando pontes, enterrando os mortos, fazendo vida que dói numa alegria extasiantemente corpórea... 

Confesso. Segredo revelado? Creio que não. Só não sou mais promessa, sou performance. Instalo-me no sou apenas - a duras penas. 

Novas pinturas, novos possíveis, novas perguntas por quem sou?. Decifro-me. A Esfinge me concede passagemNão me prendo às respostas, crio uma pintura de mim a cada instante, com novas cores, mudo os temas, estou sempre em construção. Não temo mudar, não finjo perfis fashionistas para agradar o paladar alheio e azedar meu ser. Não temo a dor de mudar e conquistar outros espaços, novas surpresas e perspectivas. Apenas temo que não me conheça como metamorfose, e queira me aprisionar num projeto que não me encanta, não me deixa voar manuelmente fora da asa. 

Porque hoje, meu bem, eu acordei magenta.


Nenhum comentário: